Rotação por estações: uma abordagem que proporciona diferentes formas de aprender

08 de Março, 2024

A rotação por estações é uma técnica baseada em criar diferentes ambientes dentro da sala de aula e formar uma espécie de circuito, permitindo que os estudantes abordem determinado conteúdo de diferentes maneiras.

Segundo Howard Gardner, renomado psicólogo e educador, as crianças possuem diferentes tipos de inteligência, indo além da tradicional medida de QI. Gardner propôs a Teoria das Inteligências Múltiplas, na qual identifica diversas formas de habilidades cognitivas, como linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Essa abordagem reconhece a diversidade das capacidades humanas, enfatizando que as crianças podem destacar-se em áreas variadas, desafiando a visão restrita da inteligência convencional.

A complexidade da aprendizagem humana revela-se na diversidade de estilos e abordagens que as pessoas adotam.

Enquanto alguns indivíduos absorvem conhecimento de maneira mais eficaz através de estímulos visuais, outros preferem a exploração de estímulos auditivos, e há ainda aqueles que encontram maior afinidade com aprendizado por meio de experiências sensoriais.

Esta variedade não apenas destaca a riqueza das capacidades cognitivas humanas, mas também sublinha a importância de reconhecer e respeitar a singularidade de cada processo educacional.

Com esta estratégia de ensino onde os alunos passam por diferentes "estações" ou atividades relacionadas ao tópico, promovemos uma aprendizagem mais prática e envolvente. Essa abordagem pode incluir experimentos, leituras, discussões em grupo e atividades práticas. Ao adotarmos o método rotação por estações, promovemos uma aprendizagem mais significativa e eficaz para nossos alunos.

Para que nossos estudantes tenham um ensino de qualidade o Colégio Anglo Morumbi, atribui grande importância ao contínuo aprimoramento da formação dos nossos professores, reconhecendo que educadores bem preparados são essenciais para proporcionar uma educação de excelência . Comprometidos com a formação pedagógica, dedicamos recursos significativos e promovemos programas de capacitação docente abrangentes, visando enriquecer habilidades didáticas, atualizá-los sobre práticas educacionais diversificadas e promover troca de experiências exitosas. Essa filosofia reflete nosso compromisso inabalável com o desenvolvimento profissional, garantindo que nossa equipe educacional esteja sempre capacitada e inspirada para oferecer aos alunos uma experiência educacional enriquecedora e atualizada.