Programa Socioemocional - Líder em Mim

12 de Abril, 2021

O programa Líder em Mim (LEM) visa o desenvolvimento das competências socioemocionais, o aluno se torna protagonista não apenas do processo ensino-aprendizagem, como também de todos os aspectos da sua vida. O professor trabalha com a vivência dos 7 hábitos e a quebra de paradigmas, cujos resultados se relacionam diretamente com os 5 domínios das competências socioemocionais: consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão.

O programa tem contribuído para que nossos alunos e educadores enxerguem as situações cotidianas de forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).

Para o Colégio Anglo Morumbi todos os estudantes são líderes em potencial.

Professores, funcionários, alunos e até alguns pais usam uma mesma linguagem, possibilitando a melhoria na comunicação e ações. Por exemplo, todos entendem o que significa "fazer primeiro o mais importante", ou "procurar primeiro compreender".

O objetivo é que cada aluno encontre a própria voz, ou seja, sinta-se confortável ao dar sua contribuição pessoal, única e significativa, expresse sua opinião na escola, em casa, nas aulas on-line, em um ambiente de trabalho ou em uma equipe. Isso o ajudará a enxergar seu valor presente e seu potencial futuro de modo a ser bem-sucedido em sua vida acadêmica, profissional, pessoal e o mais importante, pensar além; no bem coletivo.

É por isso que o Colégio Anglo Morumbi foi a primeira escola brasileira a conquistar a certificação internacional de Escola Farol, já que é reconhecida pela excelência do trabalho no ensino da liderança.

Em 2021 o colégio terá um novo desafio, buscar a recertificação internacional e alcançar a excelência na educação socioemocional.

Patrícia Pereira é Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Professora do Projeto Socioemocional Anos Finais e Facilitadora do Programa O Líder em Mim pela SOMOS Educação.