Como a brincadeira auxilia no desenvolvimento infantil?

07 de Julho, 2021

Brincar é coisa séria! É um direito adquirido para as crianças e adolescentes e assegurado por lei.

Para entendermos melhor como o brincar auxilia no desenvolvimento, precisamos saber que, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o brincar é um momento que, vivenciado de forma intencional e organizada, estimula a imaginação, fantasia e realidade, propiciando novas descobertas e aprendizagens.

Em consonância com o que dispõe a BNCC, o psicólogo Vygotsky acredita que é no brincar que a criança estabelece relações sociais, favorecendo sua aprendizagem cognitiva. Fato é que vivenciamos todas essas abordagens no Colégio Anglo Morumbi.

As professoras planejam em suas atividades momentos lúdicos que antecedem as atividades de registro, com intuito de relacionar o prazer da brincadeira com um conteúdo a ser desenvolvido. Essas estratégias são elaboradas para serem realizadas em todos os espaços escolares: parque, minicidade, pátio interno, pois a aprendizagem por meio do brincar, se dá em qualquer ambiente, desde que seja uma proposta com objetivo. Assim, ao mesmo tempo em que a criança se satisfaz com algo que ela gosta de fazer, ela está aprendendo.

Algumas habilidades e competências são desenvolvidas nas brincadeiras, tais como: criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora, pensamento estratégico, comunicação, entre outras.

E, ao brincar, podemos trabalhar também com o programa Líder em Mim que desenvolve as habilidades socioemocionais em nossos alunos: liderança, espírito de equipe, controle das emoções, empatia e autoconfiança.

Para nós, brincadeira é coisa séria, e para você?

Maria Gabriela Baliana, professora do 1º ano, Fundamental Anos Iniciais do colégio Anglo Morumbi.